sábado, 21 de julho de 2012

MATERNAL DO EDUCANDÁRIO MENINO JESUS DE PRAGA

O Maternal é uma etapa na fase da criança em que o que se evidencia é o brinquedo simbólico: o faz-de-conta. A fala que nesse período se destaca, é a manifestação mais real e clara da função simbólica. Esta é a fase do início da socialização, de buscar companhia, de brincar junto. A criança desenvolve regras de convivência aceitas por outras crianças e reage a qualquer quebra de acordo. Também é cada vez mais desenvolta, mais segura de sua capacidade de correr, pular, fazer exercícios que exigem equilíbrio.
MATERNAL DO EDUCANDÁRIO MENINO JESUS DE PRAGA!!!



quarta-feira, 18 de julho de 2012

O símbolo de exclamação na matemática





Desde as etapas iniciais da vida estudantil percebemos que a matemática utiliza-se de vários símbolos para representar sentenças, operações, expressões e muito mais. A utilização dos símbolos para substituir frases inteiras faz parte da matemática recente, mais ou menos do século 17 em diante. Você deve estar se perguntando: “Parte recente da matemática?”. Recente se comparada a alguns trabalhos matemáticos que datam de antes de Cristo. Anterior a esse período, o uso de símbolos era muito limitado ou quase não existia. Toda situação matemática era descrita utilizando somente palavras.
Com certeza você conhece vários símbolos para representar alguma expressão matemática. Mas você conhece o uso do ponto de exclamação na matemática?
Na matemática, o símbolo de exclamação (!) significa fatorial. O fatorial é uma operação matemática que utiliza multiplicações. Veja alguns exemplos:
4! = 4 x 3 x 2 x 1 = 24
6! = 6 x 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 720
9 x 8 x 7 x 6 x 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 9!
Sabendo que 9! = 9 x 8 x 7 x 6 x 5 x 4 x 3 x 2 x 1 = 362 880, já pensou como escrever 362 880! ?
Uma forma poderia ser essa:
362 880! = 362 880 x 362 879 x 362 878 x 362 877 x 362 876 x ... x 3 x 2 x 1
Usando esse método, passaríamos um longo tempo escrevendo essas multiplicações. Utilizando fatorial, isso seria mais simples. Veja só:
362 880! = (9!)!
Utilizamos apenas três símbolos para escrever aquela enorme multiplicação. Dessa forma, podemos verificar qual a importância dos símbolos na matemática. Expressões, equações, sentenças, tudo se torna mais simples com o uso dos símbolos. Agora você já conhece mais um símbolo, aumentando seu arsenal de recursos para simplificar a escrita na linguagem matemática.
Agora que você ja sabe o que é fatorial, tente resolver a conta que aparece na imagem acima. Coloque o resultado nos comentários. 
Portal "As maravilhas da Matemática"

sábado, 7 de julho de 2012

Férias Hunnnnnnn!


4547323_460s  
Só aqui de boa na praia rsrsrsrsrsrsrrsrs

Férias

Quem inventou as férias foi um norte-americano chamado John Silvy, que era empregado de limpeza do Senado Americano em 1835.
Ele estava cansado de trabalhar tanto e resolveu aproveitar o fácil acesso que tinha às gavetas dos senadores (precisava de limpar tudo, logo, tinha uma chave para tudo) para falsificar um pedido de votação para uma lei que garantiria aos trabalhadores um período de descanso (até então, não existia esse conceito entre os empregadores).
A lei foi aprovada, pois John já sabia de antemão em que local ficavam as leis que eram aprovadas e as desaprovadas (os senadores não liam nada, apenas seguiam o que estava pré-definido pelo presidente).
Apesar do susto, após terem descoberto a asneira que tinham feito, os senadores não tiveram escolha pois não era possível voltar atrás numa lei que tinha acabado de ser aceite por unanimidade.
A partir daí, o mundo imitou os Estados Unidos e esse período de descanso passou a vigorar em quase todo o planeta.
O termo “férias” surgiu porque John, espertamente, colocou no seu “projeto lei” que os funcionários no período de descanso continuam a receber a féria do mês.
Como o descanso era em dois meses, seriam duas férias.
Os empresários ficaram com tanta raiva que, jocosamente, passaram a chamar isso de “férias imerecidas” e, mais tarde, por preguiça, apenas de “férias”.
Com o tempo, o termo tornou-se sinónimo desse período de descanso.