sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

AOS PROFESSORES EMJP


Educar nos dias de hoje, é um desafio constante, que exige de nós.
Em vários momentos, é necessário buscar inspiração e força interior.
Por isso, precisamos sempre:
- Ter em mente que contribuímos para o desenvolvimento de nosso país pelo trabalho que realizamos.
- Acreditar que formar bem as gerações integra nosso trabalho diário de ensinar e é uma valiosa e apaixonante missão.
- Valorizar o nosso trabalho e buscar aperfeiçoamneto a cada dia, para que sejamos educadores conectados com a sociedade.

O VALOR DE ENSINAR

Os bombeiros praticam a prontidão para salvar vidas. Não importa quem seja a  pessoa a salvar. Deve ser salva. Não importa o momento, não importam as dificuldades. Os bombeiros sacrificam sua segurança fisica em arriscadas missões.
Por sua vez, os carteiros fazem os vivos se comunicarem, abrem mão do conforto de um escritório para cumprirem seu dever. Não importa quem sejam o remetente e o destinatário. Os carteiros fazem sacrifícios para que a correspondência chegue ao endereço certo.
Os professores lidam com a vida intelectual de seus alunos, mas não só isso. Na sala de aula entram em jogo outras questões ligadas ao crescimento humano dos estudantes. Esse é o valor mais valorizado pelo professor: ensinarem aos outros a serem mais humanos. Essa é a tarefa que mobiliza os professores. É a tarefa que vale a pena e torna a docência profissão valiosa e valorizável.
Os bombeiros se conectam com algo nobre: a vida de pessoas  em situações de emergência. Os carteiros se conectam com algo nobre: a comunicação entre as pessoas em situações de distancia. Para nós, professores, o nobre é encurtar a distância entre alunos e conhecimento, mas, ao mesmo tempo, o ensinar incluir relacionamento com os alunos. E este relacionamento é mais duradouro do que o encontro urgente entre o bombeiro e a vítima, ou os encontros casual entre o carteiro e o morador. Você é você professor e basta !
( Professor Alexandre - "O valor do professor, de Gabriel Perissé" - Adaptado)  

Nenhum comentário:

Postar um comentário