terça-feira, 5 de junho de 2012

POR QUE JOGAR XADREZ ?


Xadrez é um clássico jogo de estratégia, um esporte intelectual. Não um simples jogo de tabuleiro, mas o rei dos jogos, ou melhor, o jogo dos Reis! Define-se melhor o xadrez como o JOGO-ARTE-CIÊNCIA. Jogar xadrez requer habilidade (jogo), imaginação (arte) e cálculo (ciência). Além disso é muito divertido e apaixonante.
Xadrez é um jogo para todas as idades. Você pode aprender a jogar não importa quantos anos tenha. E, diferente de outros esportes, não precisa parar nunca. A idade também não é um fator preponderante quando se procura um oponente: Jovens enfrentam velhos e velhos enfrentam jovens. O xadrez também não faz distinção de raça, gênero ou credo.
Benefícios do jogo de xadrez, principalmente entre os jovens:
Memorização, criatividade, concentração, disciplina, determinação, objetividade, paciência, pensamento lógico, habilidade de raciocínio e outras habilidades, como por exemplo, estabelecer metas, montar estratégias, lidar com adversidades, aprender com os (próprios) erros, tomar decisões, resolver problemas, espírito esportivo, etc.
Um conhecido mestre do xadrez, Viktor Kortchnoi, fez uma afirmação muito positiva sobre as vantagens do aprendizado do xadrez para as crianças:
"O jogo desenvolve a perseverança, aumenta a capacidade de concentração, estimula o pensamento lógico e ensina a objetividade. Nas escolas onde o xadrez foi incluido no currículo, o aprendizado subiu de nível."

Nenhum comentário:

Postar um comentário