quinta-feira, 4 de julho de 2013

Desafios da transição: tornando a passagem do 5º para o 6º Ano um marco especial.


(por Débora Carias Alves – Consultora Pedagógica da Kroton Educacional )
Postado em 01/07/2013
Nossa história é repleta de marcos. O tempo e os momentos trazem sentido e constroem os marcos da vida. E o interessante é que um momento só se torna um marco pelo desafio do novo que ele nos propõe. Desafios, expectativas, medos, esperanças... Experiências vividas por todos nós quando nos colocamos diante do novo.
Nossas crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental vivenciam tais experiências de forma intensa quando estão prestes a ingressar no 6º Ano. E nesse contexto especial, o que nós, educadores, podemos fazer para dar-lhes suporte e tornar essa transição mais tranquila e segura para eles e suas famílias?
Celebrar essa passagem é uma boa maneira de se iniciar o ano letivo do 5º Ano. Aproveitar o contexto para motivar as crianças a darem o melhor de si, pois estão concluindo uma etapa e iniciando outra; valorizar essa conquista; fazê-los refletir que há anos, para muitos brasileiros, a conclusão dessa etapa representava um ponto máximo de escolarização e que hoje, ela é apenas um indicador de que um mundo de novas conquistas se abre para eles! O ano letivo da turma que encerra os anos iniciais do Ensino Fundamental pode ser marcado com muita alegria, sonhos e boas expectativas!
A afetividade está relacionada ao desenvolvimento cognitivo. Wallon apud Almeida (1999, p.51) destaca que "a afetividade e a inteligência constituem um par inseparável na evolução psíquica, pois ambas têm funções bem definidas e, quando integradas, permitem à criança atingir níveis de evolução cada vez mais elevados". Se pretendemos para nossos alunos sucesso nos Anos Finais do Ensino Fundamental, devemos, inicialmente, trabalhar para que essa transição seja suave e prazerosa.
A mudança dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental é um marco na vida dos alunos, mas envolvem também outros sujeitos da comunidade escolar. Pais, professores e demais funcionários da escola participam dessa transição e vivem, em diferentes aspectos, os desafios que essa mudança traz. Por meio de uma ação conjunta, todos podem contribuir para que ela aconteça da maneira mais natural possível.
Paulo Freire (1985) nos deixou esse legado: “O sonho é sonho porque, realisticamente ancorado no presente concreto, aponta para o futuro, que só se constitui na e pela transformação do presente.” (Freire; Faundez, 1985, p. 71). Que tornemos o marco da transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais do Ensino Fundamental um momento de alegria, repleto do prazer das novas descobertas!
REFERÊNCIAS
FREIRE, Paulo; FAUNDEZ, Antonio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
ALMEIDA, A. R. S. A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus,

Nenhum comentário:

Postar um comentário