quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

AOS PAIS




VOLTA ÀS AULAS: Pais precisam ajudar filhos a organizar tempo no 6º ano

Começar o sexto ano, ou a antiga quinta série, é um passo importante na vida do estudante. Aumenta o número de disciplinas e de professores. Além disso, os alunos estão entrando na pré-adolescência.
São muitas novidades ao mesmo tempo. "Os alunos vão deixando a infância. Se antes os grupos eram divididos entre meninas e meninos, agora passam a ser mistos e começam as paqueras e namoros", explica Ângela Biazi, psicanalista e doutora pela USP (Universidade de São Paulo). 

Com relação à escola, o principal desafio é ajudar os filhos a organizar o tempo, porque as exigências começam a aumentar. "Os pais podem ajudar a organizar os horários de estudos, equilibrando a hora da tarefa com o lazer e outros interesses do jovem", defende Biazi. 

São vários professores e eles podem ter jeitos diferentes de ensinar e cobrar os alunos, o que requer jogo de cintura. As escolas costumam preparar a transição, explicando antes como será a rotina escolar e as aulas.

Pré-adolescência

No início, os pais podem estranhar o afastamento dos filhos - eles começam a se aproximar mais dos amigos, que se formam principalmente na escola. 

Mas a psicóloga avisa que é absolutamente normal: "É um momento em que os pais não sabem a melhor forma de agir, porém precisam se mostrar próximos". 

Os pré-adolescentes começam a querer sair mais de casa, ir a lugares que antes não iam, como festas à noite, e, segundo Biazi, não adianta fechá-los para o mundo. "Os perigos sociais existem e a família tem de alertar o jovem desses riscos, mas também pode negociar as saídas", sugere.
http://educacao.uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário