sexta-feira, 1 de março de 2013

ESGOTO QUE VIRA ADUBO















Uma solução para o esgoto

[...] "O lodo de esgoto é um material rico em nutriente, como nitrogênio e o fósforo, necessários para o crescimento da planta, e pode ser um ótimo substituto para o fertilizante químico", explica o agrônomo Thomaz Figueiredo Lobo, um dos pesquisadores do assunto, junto ao professor Helio Grass Filho, na Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, em Botucatu / SP.
A ideia já está sendo testadas em países como Estados Unidos e China, inclusive para uso comercial. Ela é desenvolvida para tentar solucionar dois grandes problemas de uma só vez.
1º fertilizantes de minerais, produzidos pela indústria química. 2º a dificuldade de dar um destino ao excretamento nas cidades. Sem muita opção de destino segura para a saúde, o lodo que sobra do tratamento de esgoto acaba no aterro.
É claro que o esgoto tem bactérias perigosas e substancias tóxicas, especialmente metais pesados. Por isso ele passa por uma supercompostagem. Os resíduos são misturados com outros materiais ricos em carbono, como migalhas de eucalipto. Ale, sofrem uma série de reações químicas que eliminam micro-organismos, metias, umidade e, acredite, até o mau cheiro [...]
Prof Alexndre Vieira / Galileu. Março de 2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário