sexta-feira, 1 de março de 2013

OUVINDO O SEU CORPO





Compressa quente ou gelada? Quando devo usar cada uma?
Um chute na canela no meio do futebol aquela torção descendo a escada.... Não é raro que surja a dúvida: vou de gelo ou de bolsa e água quente?
- e a região fica refém de dor, vermelhidão e inchaço. “ O frio promove uma contração dos vasos, minimizando a inflamação e o inchaço no local”, diz a fisioterapeuta Solange Silveira, do Hospital Sírio – Libanês. A compressa gelada deve ser usada até dois dias após a pancada. Passada essa fase, entra a temperatura quente.  “O calor atua na vasodilatação, melhorando o inchaço, e assim como o gelo propicia analgesia”, explica o fisiatra Luiz Carlos Tomikawa, do Hospital 9 de Julho.
O que ocorre no trauma?
1.       No choque alguns vasos se rompem, deixando a superfície rouxa ou vermelha, e outros se dilatam, favorecendo a inflamação... e extravasando líquido para fora das células – daí o inchaço!
2.       As substancias inflamatórias chegam as redondezas e ativam terminações nervosas que mandam ao cérebro a mensagem de dor.
3.       A compressa gelada deve ser usada logo, pois contrai os vasos, diminui a inflamação e a saída de líquido para fora das células. (edema)
4.       Cerca de dois dias após a pancada, compressa quente (suportável) faz os vasos se dilatarem, recolhendo o excesso de líquido e de impurezas no local.
 Prof Alexandre Vieira /  Galileu. Março de 2013  

Nenhum comentário:

Postar um comentário